Wednesday, May 6, 2009

Como Instalar o Windows 7 em Dual Boot

Se você estiver com muita vontade de experimentar o Windows 7, mas não está pronto para desistir de sua instalação do XP ou Vista, vamos dar uma olhada em como fazer o dual boot do Windows 7 com XP ou Vista.

Passo 0: Baixe o Windows 7 e queime-o para um DVD

Supondo que você já baixou uma nova cópia do Windows 7, você precisa queimá-lo para um DVD, a fim de fazer uma nova instalação.

Passo 1: Particionar o seu disco rígido

Antes que você instale o Windows 7, a primeira coisa que você precisa fazer é criar uma nova partição no disco rígido para armazenar a nova instalação do Windows. Particionar o seu disco rígido irá variar, dependendo se você estiver executando o XP ou Vista, isto porque Vista tem uma ferramenta assadas de partição, o XP não.

Particionar o seu disco rígido no XP

Para particionar o disco rígido no Windows XP, você precisará baixar algum tipo de software para fazer o particionamento. Há uma grande quantidade de opções disponíveis, mas a melhor parece ser o GParted live CD que é freeware e fácil de usar.

Link para download: GParted live CD

Para usá-lo, basta fazer o download do GParted Live CD, gravar para um CD e, em seguida, reiniciar o computador (boot a partir do disco). Irá entrar diretamente na ferramenta de particionamento. O processo é bem básico:

1. Reajustar o seu sistema operacional atual para liberar espaço suficiente para uma partição do Windows 7 (os requisitos mínimos do sistema pedem 16GB) (partition> resize/move);
2. Criar uma nova partição a partir do recém-liberado espaço;
3. Aplicar as alterações.

Particionar o seu disco rígido no Windows Vista

O pessoal da Microsoft foi legal dessa vez e incluiu uma ferramenta de particionamento de disco ao Vista. Então vá para o Painel de Controle -> Sistema e Manutenção (pule esta se você estiver em um modo de exibição clássico) -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento do computador. Depois de lançar a ferramenta Gerenciamento do computador, clique em Gerenciamento de disco na barra lateral. É hora de particionar.

Em poucas palavras, você precisa encolher o tamanho da sua atual partição para liberar, pelo menos, 16 GB de espaço em disco (os requisitos mínimos do Windows 7), em seguida, criar um "Novo Volume Simples" a partir do espaço livre.

Passo 2: Instalar o Windows 7

Agora que você já fez o trabalho pesado, é hora para a parte mais fácil: Instalar o Windows 7, em sua nova partição. Então, insira o seu disco do Windows 7 e reinicie o seu computador (você precisa ter ativado o boot a partir do seu DVD no BIOS do sistema, mas a maioria dos PCs estará ativado por padrão).

Assim que o DVD iniciar é uma simples questão de seguir os passos junto com o assistente para instalação bastante simples. Quando estiver escolhendo tipo de instalação, certifique-se de selecionar Personalizado (avançado) e escolher a partição que você criou anteriormente. (Cuidado aqui. Escolhendo a partição errada poderia significar sua outra instalação do Windows seja apagada completamente, por isso certifique-se de escolher a nova partição que você criou.)

Depois de escolher a partição, vá comer ou beber alguma coisa e deixar o instalador fazer o seu trabalho. O Windows será instalado, reiniciará algumas vezes durante o processo e, eventualmente, solicitará que você configure sua conta, digite a sua chave de licença, e configure o Windows. Quando acabar, você terá concluído sua instalação do Windows 7.

Parabéns! Agora quando você reiniciar o computador terá uma tela nova onde você deverá escolher se quer usar o Windows 7 ou o Windows anterior (Xp ou Vista). Agora é só aproveitar!

7 comments:

  1. Muito bom esse tutorial, Parabens!

    ReplyDelete
  2. cara valeu!estava com dúvida na criação de uma nova partição...

    ReplyDelete
  3. Muito boa dica, só tem um problema , gostaria que alguem me ajudasse, depois que instalou o win 7 e como vou conseguir os drivers para funcionar o som, o modem , o wirelles se ainda nao existe o win 7 oficialmente e nem os fabricantes tem ??? e a impressora , sendo que os fabricantes ainda nao tem os drivers para win 7 ??? meu e-mail para resposta é edgar@macb.com.br

    ReplyDelete
  4. Edgar aqui todos os driver configuraram direto, so precisa estar conectado na internet

    ReplyDelete
  5. cara...o meu vista nao dexa diminui a partiçao...pq?

    ReplyDelete
  6. Oi, preciso de ajuda também! Meu nível é "usuário esforçado" rsrsrs Nunca sei decidir entre "comer um pastel com azeitona" ou "comprar um Maverick 79" he-he-he
    Instalei uma versão 7100 do W7, devolvi o disco e não consigo ativar (e já tentei de tudo MESMO com TODOS os ativadores da Net - mas não reconhece o serial mesmo eu digitando pelo CMD slmgr.vbls - ipk etc e tal)
    Fiz uma nova partição pelo W7 mesmo e joguei meus dados pra lá temendo pelo pior.
    Queria reinstalar na versão 7600 Ultimate, mas como havia tentado upgrade e ele "não deixou"- e não sei como "dar o boot pela BIOS" pra resinstalar por cima: devo formatar a partição onde ele está instalado? O resto é "automático" mesmo?
    Outra: HD de 320GB, mas tem uma reserva de 100MB do sSstem, partição de 130 e poucos onde está o W7 e TODOS meus programas (C ocupando uns 60GB) e outra de 168GB (B) pros dados - foi só o que deixou partir a ferramenta do próprio W7... Queria deixar um apartição (talvez uns 20gb pra caber futuras atualizações) só pro SO, outra pra progamas (não sei mensurar pq vivo testando e uso muitos programas no trabalho) e outra pros dados - e se desse, uma só para jogos! Ouvi dizer aqui do programa free GParted live CD.
    Gente, tô mais perdido que barata em galinheiro!!
    Quem puder me mandar um tutorial passo-a-passo (sou meio q robotizado rsrsrs) desde já agradeço!!
    PS.: tenho um disco do Vista Ultimate que posso depois fazer um upgrade pro 7, se for melhor ir por aí...
    comercial.skilo@gmail.com

    ReplyDelete
  7. isso não apaga os arquivos que tinha no XP não??

    ReplyDelete